Vírus da hepatite A (VHA): o que você precisa saber
José Carlos Ferraz da Fonseca

Médico especialista em Doenças do Fígado (Hepatologia)


Imagem (microscopia eletrônica) revelando partículas esféricas do VHA (setas vermelhas). Foto gentilmente cedida pelo Dr. Feinstone (descobridor do VHA).


O vírus da hepatite A (VHA) é um enterovírus (vírus presente no intestino), replica-se nas células hepáticas (hepatócitos) e, como consequência, provoca morte (necrose) do tecido hepático. O vírus A penetra no organismo habitualmente pela via oral, utilizando como veículo a matéria fecal. É excretado nas fezes, através da bile (substância amarelo-esverdeada secretada pelo fígado e excretada pelas fezes).

Sabemos que o VHA tem distribuição universal. Sua incidência (número de casos novos de hepatite aguda pelo VHA) e prevalência estão primariamente relacionadas às péssimas condições de saneamento básico e higiene. Em Manaus, a infecção pelo VHA apresenta-se sempre de caráter epidêmico e temos uma das maiores taxas de prevalência de infecção por este agente viral no Brasil. No estado do Amazonas, entre crianças menores que cinco anos a prevalência de infecção pelo VHA (presença no soro de anticorpos contra o VHA, indicando infecção passada) alcança percentuais que variam de 26% a 34% da população estudada. Em países desenvolvidos, as taxas de prevalência variam de 0,4% a 8% entre menores que cinco anos de idade.

Os fatores de risco da infecção pelo VHA seriam: más condições sanitárias e de higiene, período de chuvas (enchentes), água não potável, alimentos contaminados e aglomerado de pessoas.

Como uma pessoa adquire o vírus da hepatite A? Em suas palestras, um grande parasitologista de origem mexicana dizia o seguinte: se fezes fossem fluorescentes, as ruas da cidade do México não precisariam de iluminação pública. Nas cidades sem rede de esgoto, como Manaus e outras no estado do Amazonas, a frase irônica do professor mexicano poderia ser questionada? Como este vírus é excretado pelas fezes, torna-se patente que a sua transmissão dá-se através da via fecal-oral. A transmissão fecal-oral ocorre através da ingestão ou contato oral direto de partículas de fezes infectadas pelo VHA. Tais partículas virais estariam presentes na água (não potável) e alimentos contaminados.

Todo indivíduo que possui o triste hábito de não lavar as mãos após defecar e se estiver infectado pelo VHA, ao manipular os mais diferentes utensílios (telefone, colheres, garfos, maçanetas de porta, toalhas, etc), poderá impregná-los com partículas de fezes contendo o VHA e, consequentemente, infectar indiretamente outras pessoas ou familiares. Você sabia que pequenos agricultores fertilizam sua horta com fezes humanas? Beijar, manter relação sexual e sentar no vaso sanitário não transmite o VHA.

Recentemente, tive a oportunidade de ler um trabalho científico publicado na famosa revista médica “The New Englnad Journal of Medicine”, sobre um surto de hepatite aguda pelo VHA que ocorreu na Pennsylvania, EUA, entre outubro e dezembro de 2003. De um total de 527 casos de hepatite aguda pelo VHA ocorrido neste curto espaço de tempo, 425 pacientes tinham frequentado um restaurante popular (comida mexicana), sendo que 356 tinham jantado entre 3 e 6 de outubro. Destes 356, a maioria comeu salada crua, cebola em rodelas, pimenta verde, tomate e cebolinha verde. Os autores deste estudo concluíram que a causa deste surto de hepatite aguda, inclusive com três mortes, tinha sido a ingestão da tal salada contendo “cebolinha verde”, proveniente do México. A contaminação da “cebolinha verde” com partículas de fezes contendo o VHA provavelmente ocorreu durante a irrigação com água contaminada ou através do contato dos filhos (crianças) dos agricultores mexicanos com tal tempero. Através de técnicas especiais, descobriu-se que todos os doentes foram contaminados com o mesmo vírus. Sabe-se que partículas fecais ou virais são muito difíceis de serem retiradas das superfícies dos vegetais ao serem lavados com água corrente. Todos os vegetais devem ser deixados de molho em água contendo hipoclorito de sódio, como é o recomendado pelas autoridades da saúde.

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma aula de sabedoria. Meu filho adquiriu hepatite aguda A através de alimentos contaminados vendidos na praia do futuro em Fortaleza.
Leiam com atenção esta aula do Dr. José Carlos. Sabiam que ele é considerado um dos maiores hepatologistas do Brasil?
Parabéns. Seu admirador incondicional.

Anônimo disse...

Obrigada Doutor, todas as matérias são esclarecedoras, que Deus o abençõe. Muito obrigada.

scarant disse...

Sou grato por essa aula e muito importante saber as causas da hepatites.

Mariana disse...

Professor, muito bom seu blog!
Amei!